CNM-Clinica Nova Moita

CNM-Clinica Nova Moita
Conheça o nosso Site

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sarampo

Sarampo
É uma doença grave e muito contagiosa, que costuma dar origem a epidemias (com a vacinação são actualmente raras).
Antes do seu aparecimento três ou quatro dias antes da erupção, a criança manifesta um mal-estar geral, febre, tosse, dor de garganta. Outros sintomas podem ser inchaço nas pálpebras, nos olhos, incomoda a luz, a vermelhidão da mucosa da boca.
O vírus do sarampo manifesta-se inicialmente são manchinhas vermelhas, que depois descamam. Aparecem no tronco e vão-se estendendo à cara (que parece ficar inchada) e aos membros. No rosto as manchas acumulam-se nas bochechas, e á volta dos olhos, e atrás das orelhas. No interior da boca, na parte de dentro dos lábios, e nas bochechas podem aparecer uns pontinhos brancos, do tamanho da cabeça de um alfinete, que se denominam manchas de Koplik.
Esta doença mantêm durante três ou cinco dias as lesões. A recuperação completa acontece entre os sete e os dez dias depois do inicio do exantema.
Não tem tratamento, apenas se pode tratar os sintomas, como a febre com antipiréticos e compressas frias, uma xarope para a tosse. Aconselhando-se repouso.
Após ter sarampo, pode dar origem a conjuntivites, otite média, pneumonia e em casos raros encefalite. Nos adultos o sarampo pode ser muito grave.
Vacina é chamada tríplice vírica (sarampo, varicela, papeira). É tomada em duas doses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário