CNM-Clinica Nova Moita

CNM-Clinica Nova Moita
Conheça o nosso Site

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Obesidade Infantil e na Adolescência



"Viva Saudavel"

"Fast-food. Que perigos para as crianças?"





Obesidade na adolescência






Os factores que influem na obesidade do adolescente são os mesmos que os do adulto. Com frequência, um adolescente ligeiramente obeso ganha peso com rapidez e torna-se substancialmente obeso em poucos anos.

Muitos adolescentes obesos têm uma pobre imagem de si mesmos e tornam-se progressivamente mais sedentários e socialmente isolados. Os pais muitas vezes não sabem como ajudá-los.

Não há muitas opções disponíveis nos tratamentos para adolescentes obesos. Há poucos programas comerciais projectados para eles e poucos médicos que tenham experiência no tratamento específico dos adolescentes e no uso de medicamentos que permitam ajudá-los.

As escolas oferecem diversas oportunidades para a educação em nutrição e para a actividade física, mas estes programas raramente se dedicam suficientemente a ensinar os adolescentes a controlar a obesidade. Por vezes leva-se a cabo uma intervenção cirúrgica quando a obesidade é excessiva.

A modificação do comportamento pode ajudar os adolescentes a controlar a obesidade. Consiste em reduzir o consumo de calorias estabelecendo um regime bem equilibrado com os alimentos habituais e realizando mudanças permanentes nos hábitos alimentares, assim como em aumentar a actividade física com exercícios como caminhar, andar de bicicleta, nadar e dançar. As colónias de férias para adolescentes obesos geralmente ajudam-nos a perder uma considerável quantidade de peso; contudo, sem um esforço mantido geralmente recupera-se o peso perdido. A assistência psicossociológica para ajudar os adolescentes a enfrentar os seus problemas e a combater a sua fraca auto-estima pode ser útil.

Bibliografia
The Merck Index

Nenhum comentário:

Postar um comentário